Os cursos gratuitos disponíveis são de espanhol, francês, inglês, libras e português, com inscrições realizadas exclusivamente online pelo site prexdl.uespi.br.
De acordo com o professor Josinaldo Oliveira, do departamento de línguas, a iniciativa busca expandir o acesso ao aprendizado de idiomas e oferecer suporte técnico que fortaleça o ensino. Desde sua implementação, em 2017, o programa já capacitou mais de 1.500 alunos, registrando mais de 20 mil inscrições desde 2021.


A seleção será organizada para garantir ampla participação. Os candidatos devem informar se pertencem à comunidade acadêmica da UESPI (estudantes, professores, técnicos e comissionados) ou se fazem parte do público externo. O edital também prevê cotas para ações afirmativas, garantindo vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas negras e pessoas com deficiência.
Cada turma terá 28 alunos, divididos entre comunidade interna e externa, respeitando a ordem de inscrição e as reservas para ações afirmativas. Além de proporcionar novas oportunidades de aprendizado, os cursos buscam fortalecer a comunicação, a inclusão social e qualificar os participantes para o mercado de trabalho.
Fonte: Portal o dia
