
Francisco das Chagas Pereira da Silva/Foragido (Foto: Reprodução)
A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, teve uma fuga registrada na noite de sábado (29). Presos em um dos alojamentos teriam aproveitado um momento de chuva para quebrar uma parede, ter acesso à parte externa e fugir.
Havia cerca de 25 internos no alojamento em questão. Contudo, apenas um deles conseguiu sair da unidade penal. Dez deles foram contidos na área externa pela equipe de segurança da penitenciária, segundo a Secretaria da Justiça (Sejus).
O órgão afirmou que as forças de segurança estão em buscas para recapturar o foragido (leia a íntegra da nota abaixo). Trata-se de Francisco das Chagas Pereira da Silva, conhecido como "Macaco", de 26 anos, que responde a processos por estupro, importunação sexual e furto qualificado.


Ele foi preso em flagrante, suspeito de furto qualificado, em 25 de janeiro de 2024, e teve sua prisão convertida para preventiva no dia 27 de janeiro do mesmo ano. O detento foi transferido para a penitenciária de Parnaíba no dia 29 de janeiro de 2025.
Recentemente, a defesa de Francisco das Chagas solicitou a liberdade condicional argumentando "excesso de prazo e ilegalidade da prisão", porque ele estava preso há mais de um ano sem ser julgado.
O pedido foi negado pelo juiz Rostonio Uchôa Lima Oliveira, da 1ª Vara da Comarca de Esperantina. Na decisão, o magistrado ressaltou que a audiência de instrução está marcada para o dia 14 de abril.
A Secretaria de Estado da Justiça por meio da Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária informa que o detento de iniciais F.d.C.F.d.S. empreendeu fuga na noite desse sábado (29) da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Outros 10 internos tentaram a fuga, mas foram contidos pelo efetivo de segurança da unidade penal. As forças do Estado estão em diligências para a recaptura do foragido.

Fonte: g1piauí
