Começa nesta sexta-feira (05) na cidade de Picos a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste: a Picos Pro Race
O evento é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e acontece nos dias 05, 06 e 07 de julho.
A partir desta sexta-feira (05), a cidade de Picos, no sul do Piauí, sedia mais uma vez a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste: a Picos Pro Race (PPR). Em sua 12ª edição, o evento é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e reúne atletas de todo o Brasil e do mundo, fortalecendo, assim, o setor do turismo esportivo.
O evento contará com uma super estrutura montada no estacionamento do Picos Shopping, composta por um palco onde serão realizadas a abertura do evento, o Congresso Técnico e o Festival Picos 40 Graus, que proporcionará apresentações culturais e shows musicais.
Além disso, mais de 40 expositores estarão presentes em estandes, trazendo diversas marcas, desde nacionais a internacionais. O público também terá acesso a um espaço gastronômico que vai comercializar pratos típicos da região. A expectativa é que, durante todo o final de semana em que acontece a Picos Pro Race Mundo, de 05 a 07 de julho, cerca de 10 mil pessoas circulem pela arena.
Para o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, a prova contribui de maneira significativa para toda a cadeia do turismo. O gestor ainda destaca a importância do evento para a economia local, gerando uma maior movimentação na região, trazendo oportunidades e valorizando os empreendedores.
“Este é um evento agregador, que une apaixonados pelo esporte, pela arte e pela cultura de um modo geral.
Eles não só promovem o turismo e colocam nossa região em evidência no cenário nacional, mas também movimentam toda a cadeia produtiva local. Desde a rede hoteleira, restaurantes e comércio até os pequenos fornecedores e prestadores de serviço, todos se beneficiam da movimentação econômica gerada por um evento dessa magnitude”, frisa Monteiro.
Daniel Freitas, organizador da PPR, ressalta que o evento é muito mais do que uma competição de ciclismo e que o objetivo sempre foi garantir mais oportunidades para a região. “Com o crescimento do evento, várias empresas que trabalham com o segmento esportivo se instalaram em Picos, gerando mais oportunidades e empregos para a população. Além disso, temos movimentação recorde na cidade nos dias de prova, com hotéis, bares e restaurantes cheios”, expressa.
Mais de 800 atletas garantiram presença na competição que, pela primeira vez, valerá pontos para o ranking da Union Cycliste Internationale (UCI), a maior entidade do ciclismo mundial.
A PPR deste ano,será a primeira edição com a prova de XCO, que será realizada na sexta-feira (05), em uma estrutura montada especialmente para a competição. Um circuito de aproximadamente 1,5 km foi montado, dando um grau de dificuldade para os atletas que disputarão essa modalidade. A programação contará ainda, pela primeira vez, com um campeonato de baladeira, instrumento tradicional na região.
Daniel Freitas, organizador da PPR
Fonte: riachaonet
Comentários (0)