Porquinho nasce com dois focinhos e três olhos no interior do Piauí
Segundo os donos dos animais, da ninhada de 11 porquinhos, três deles nasceram com anomalias
Uma porca deu à luz onze porquinhos em uma propriedade rural localizada em Simplício Mendes, a 391 km de Teresina nesta quarta-feira (23), e um dos filhotes chamou a atenção: ele nasceu com duas cabeças, dois focinhos e três olhos. Outros dois animais da ninhada também nasceram com anomalias, mas um deles faleceu.
Segundo os donos dos animais, três deles nasceram com anomalias:
Um com duas cabeças, dois focinhos e três olhos (vídeo acima);
uma porquinha nasceu com duas cabeças, dois focinhos e quatro olhos, mas não resistiu e morreu no parto;
Um com anomalias menores, mas semelhantes, de órgãos "multiplicados".
A situação chamou a atenção dos moradores da região. No vídeo, é possível ver a proprietária segurando o porquinho de duas cabeças e três olhos, que se mexem normalmente.
Os dois animais estão sendo cuidados normalmente até o momento. Pesquisadores irão acompanhar o caso.
O que causa essas anomalias?
Conforme o médico veterinário João Mendes, doutor em Biotecnologia da Reprodução Animal, as anomalias são más formações congênitas - ou seja, se manifestam antes ou durante o nascimento - que atingem todas as espécies de animais domésticos, mas estão mais frequentes em suínos.
As más formações têm graus e causas variados. Quanto ao grau, podem ser compatíveis com a vida, como focinhos tortos, ou incompatíveis, como duas cabeças - caso que ocorreu com a porquinha falecida e também com o porco de dois focinhos, que sobreviveu.
"Em alguns casos é possível que o animal sobreviva mesmo com patologias severas, que às vezes são condizentes com a vida. No caso de dois focinhos, geralmente apenas um é funcional e o outro não. Via de regra, essas anomalias são incompatíveis com a vida", explica o veterinário.
Fonte: g1piauí
Comentários (0)